Publicado em 1, junho 2016

Insuficiência renal crônica em PETS pode ser tratada com células-tronco

Tratamento inovador tem beneficiado muitos animais em todo país

O sofrimento de cães e gatos com insuficiência renal crônica pode ser aliviado rapidamente e de forma indolor com o tratamento à base de células-tronco. Conforme a Diretora Científica da CellVet Medicina Veterinária Regenerativa, a bióloga e doutora em Imunologia Nance Nardi, a terapia não oferece riscos à saúde do animal e tem se mostrado muito eficiente. A dose de células-tronco custa R 700,00 e esse valor, somado ao preço do veterinário que estiver tratando o animal, reflete em custo muito menor do que a maioria das pessoas pensam que sairia o tratamento. A maioria dos animais apresentam melhora considerável já com a primeira dose.

Para Preta, cachorro popularmente conhecido como vira-lata, que foi tratado logo que os primeiros sintomas apareceram, a terapia celular foi eficaz, relata o veterinário Ricardo Zanatta. O animal passou por apenas uma aplicação e seu quadro clínico melhorou consideravelmente. “Antes da terapia, o paciente estava com índices de uréia, creatina e fósforo muito acima dos parâmetros normais, mas após a primeira aplicação, os indicadores caíram”, explica o veterinário Ricardo Zanatta, que tratou Preta.

 “As células-tronco têm um grande potencial de cura porque agem repondo os tecidos do organismo”, explica Nance. “A terapia é feita com material celular coletado do próprio animal ou de outro da mesma espécie. Após tratadas, essas células são injetadas por via endovenosa e logo começam a agir”, completa.

Nance ressalta ainda que o resultado do tratamento varia de acordo com a doença e as condições do paciente, quanto mais jovem e em grau menos avançado da doença, maiores as chances de recuperação. A quantidade de aplicações também varia de acordo com o quadro clínico do animal, mas a melhora na qualidade de vida é percebida logo após a primeira aplicação.

Apoio

Rua da Várzea, 22 - Jardim São Pedro
Porto Alegre - RS
(51) 3109-5223